quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Isolamento da Casa Ecológica

A necessidade de manter uma temperatura confortável no interior da habitação é uma preocupação constante e comum, porém por falhas de construção, nomeadamente relacionadas com o isolamento, parte da energia gasta para o aquecimento interior é desperdiçada. Esta, chamada dispersão térmica origina despesas consideráveis e inúteis, provocando para além disso, o aumento constante de poluição e calor agravando o efeito de estufa. Observando bem, a dispersão energética traduz-se no pagamento de energia e combustíveis para na prática, aquecer o ar exterior aumentando os problemas ambientais. Com um exemplo, podemos ilustrar através da colocação de um aquecedor no jardim de casa, no mínimo uma situação ridícula com consequências.
O conforto térmico faz parte da Legislação Portuguesa desde 1990, na medida em que é um factor importante e fundamental na construção civil, ou seja, o isolamento e a forma como é colocado tem que garantir o conforto necessário aos utilizadores, e consta no Regulamento das Características do Comportamento Térmico dos Edifícios (D.L. n.º 40/90).
Porque é importante isolar uma casa?
A justificação de falar-se de uma forma tão relevante desta composição neste trabalho, é para não desperdiçar calor, logo energia, bem-estar e dinheiro ajudando assim o planeta.
Isolar significa separar, e numa casa existem dois tipos de isolamento – o térmico, que consiste em colocar a mesma em condições de não emitir calor, não deixar passar para o exterior, ou vice-versa, e o acústico que é o mesmo porém em vez de calor como o centro, tem-se o som – a este não vamos dar tanta importância visto que o som não influência tanto o ambiente.
O isolamento térmico serva para reduzir as trocas térmicas entre ambientes com diferentes temperaturas e características (humidade, entre outras) e com um bom funcionamento do mesmo existem acontecimentos que serão evitados, nomeadamente:
  1. Dispersões significativas de calor do interior para o exterior, bem como a entrada excessiva de calor estival para o interior;
  2. Choques térmicos que poderiam provocar fissuras nas paredes;
  3. Aparecimento de vapor de água nas paredes interiores, que se ficarem húmidas será invadido por fungos e microrganismos que posteriormente causam a degradação dos materiais;
  4. Pontes térmicas (Todos os pontos em que há uma significativa dispersão de calor, causada pela junção de materiais diferentes ou pela interrupção do material isolante).

2 comentários:

  1. ola sou emeli estou fazendo um trabalho sobre uma casa ecologica voce pode colocar mais imformação
    obrigada

    ResponderEliminar
  2. Неllo theгe! I could hаve sworn I've been to this website before but after browsing through some of the posts I realized it's new tο me.
    Аnyhow, I'm definitely pleased I found it and I'll be bookmarking it
    аnd checking back frеquently!

    Ѕtοp by mу site :: payday loans

    ResponderEliminar